Olá Artistas!!
Com o Verão a acabar e o Natal não tarda aí, que tal começar a pensar em como decorar a mesa da consoada? Muito cedo?
A minha sugestão é uma sobremesa nada complicada, bastante engraçada e muito deliciosa! Pais Natais!
Esta foi a minha primeira experiência com esta receita, por isso, como já aconteceu com outras receitas, ainda posso fazer algumas melhorias que depois coloco aqui! Se fizerem alterações que achem interessantes, podem partilhar também!
Para esta receita vamos precisar de:
- 2 chávenas de chá de açúcar;
- 2 chávenas de chá de farinha;
- 1 chávena de chá de chocolate em pó;
- 4 ovos;
- 1 chávena de água a ferver;
- 1/2 chávena de óleo;
- Fermento q.b.;
- Morangos;
- 1 pacote de natas para bater;
- açúcar q,b..
- Começamos por fazer a base dos Pais Natais. Para isso misturamos a farinha com o açúcar e o chocolate em pó, desfazendo todos os aglomerados de açúcar ou farinha.
- Adicionamos os ovos e mexemos bem. A massa estará muito dura e difícil de mexer, o que será normal!
- Adicionamos o óleo e continuamos a mexer bem, até que a massa descole das bordas.
- Adiciona-se de seguida a água a ferver, e mexe-se muito bem, até obtermos uma massa homogénea e bastante cremosa, Por fim, adicionamos um pouco de fermento e mexemos mais um pouco para misturar (é importante adicionar fermento, mesmo que a farinha já o contenha, pois senão a massa irá ficar com uma textura de queijada).
- Levamos ao forno, numa forma quadrangular, untada com margarina e polvilhada com farinha, a 180º, um pouco pré-aquecido, e deixamos cozer, tendo sempre cuidado para não queimar.
- Quando a massa estiver cozida, desenformamos sobre uma superfície plana e deixamos arrefecer.
- Com o auxílio de um copo (deve ser recto e não afunilar, de maneira a fazer um corte direito), cortamos círculos de massa que dispomos num prato.
- Batem-se as natas, adicionando 2 a 3 colheres de açúcar, deixando-as bem firmes.
- Para construir os Pais Natais, dispomos um pouco de natas no centro dos círculos de bolo, colocamos um morango previamente lavado, enxaguado e com o topo cortado, terminando com um pouquinho de natas na ponta do morango, para fazer o barrete do Pai Natal.
- Manter no frio até servir.
É uma receita que requer um pouco de tempo e paciência, mas digam lá que o resultado final não é extremamente engraçado!! Por isso, digam a vossa opinião e...
Boas Aventuras!!!