domingo, 15 de junho de 2014

Sobremesa - Creme de Leite

Olá Artistas!

Não se deixem confundir pelo nome! Esta não é uma receita de leite creme, mas sim de creme de leite ou, como já ouvi chamar, Doce d'avó.

Como já é habitual, é uma receita bastante rápida, fácil, barata e que no fim dá um quantidade bastante boa de sobremesa ;)

Desta vez vamos precisar de:

  • 5dl de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 50g de açúcar;
  • 1 colhe de sopa de farinha;
  • 6 gemas;
  • casca de limão.
- Começamos por levar ao lume o leite, o leite condensado e o limão até ficar bem quente (não deixem ferver muito, é apenas para ganhar o sabor do limão).
- Num outro tacho misturamos o açúcar com as gemas e batemos até ficar cremoso. Adicionamos a farinha peneirada e misturamos bem até obter novamente um creme, mas não é necessário bater.
- Bem devagar, adicionamos o leite sem a casca do limão e vamos mexendo sempre muito bem, para não ganhar grumos. Eu costumo adicionar um bocado do leite e mexer bem até adicionar novamente mais um bocado, e assim sucessivamente. fica mais cremoso que verter todo o leite de uma vez.
- Leva-se o preparado ao lume brando e mexe-se sempre até engrossar.
- Depois de retirar do lume, verter ou para taças individuais ou para uma única taça. Eu gosto de colocar um pouco de canela para decorar, já vi com chantilly, mas não gostei muito da combinação. Fica ao vosso critério.

Tentem esta! Fica bastante boa e em menos de 20 minutos têm uma quantidade bastante grande de doce com poucos ingredientes!

Boas Aventuras e não se esqueçam de escrever ;)




1 comentário:

  1. Mas que bom aspecto! Eu sou doida por leite-creme e esta receita está atentar-me.

    ResponderEliminar