quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sobremesa - Brisas do Lis

Olá Artistas!

Como vão essas aventuras?
Eu andei a cuscar umas receitas velhinhas que tinha por aqui e encontrei uma que me deliciava enquanto criança, mas que nunca tinha feito. Arregacei mangas e voilá! apareceram umas Brisas do Lis (um doce tradicional de Leiria) fresquinhas e deliciosas! A receita não tem nada que saber. Como sempre, trago-vos uma receita simples, económica e muito, mas muito deliciosa!
Para cerca de 14 Brisas, vamos precisar de:

  • 500g de açúcar;
  • água q.b;
  • 150g de miolo de amêndoa;
  • 8 gemas;
  • 4 ovos.
- Começamos por colocar o açúcar num tacho e adicionamos água até o açúcar ficar ligeiramente coberto. Levamos ao lume muito baixo e deixamos ferver, mexendo de vez em quando.
- Quando a calda de açúcar estiver em ponto de fio, retira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente (o ponto de fio é bastante simples de ver: deixa-se verter lentamente uma colher de pau cheia de calda. Se a calda escorrer num fio único, está em ponto de fio, se escorrer em gotas ou num fio repartido então tem de se deixar ferver mais tempo).
- Entretanto batem-se os ovos com as gemas e adicionam-se ao açúcar.
- Adiciona-se por fim o miolo de amêndoa picado muito finamente (eu usei a picadora e reduzi a pó, fica melhor no final). Mexe-se muito bem com uma vara de arames ou com uma varinha-mágica, até a amêndoa deixar de formar grumos.
- Untam-se formas pequenas com margarina e polvilham-se bem com açúcar. Verte-se a massa para dentro das forminhas e leva-se ao forno bem quente (250ºC) em banho maria, com água já quente!
- Deixa-se cozer por cerca de 15/20 minutos (picar com um palito para ver ser já está cozido ou não. o palito tem de sair completamente limpo) e depois deixam-se arrefecer as formas antes de desenformar (só o suficiente para se conseguirem segurar com a mão, não podem ficar completamente frias!).
- Com uma faca, descolam-se as Brisas da forma e desenformam-se batendo com a forma com uma pancada seca na palma da mão.
- Colocam-se as Brisas voltadas para baixo em formas de papel e servem-se fresquinhas!

Eu gosto delas simples, mas se gostarem podem pôr cerejas cristalizadas ou chantilly nas no topo da Brisa.

E pronto, uma receitá fácil, rápida e que convenhamos, enche muito os olhos! Não abusem nelas!
Não se esqueçam de dar a vossa opinião e sugestões de novas receitas!

Boas Aventuras!







Sem comentários:

Enviar um comentário