domingo, 14 de setembro de 2014

Entradas - Camarão Cozido


Olá Artistas!

Depois de um longo tempo sem poder aparecer, aqui vêm uma panóplia de receitas deliciosas que prometem ser as novas atracções das vossas mesas!

Começamos com um simples camarão cozido.
Faz toda a diferença ter um toque de requinte na mesa de qualquer festa, mesmo que em pequena quantidade, e já não fica assim tão caro cozer um pouco de camarão para ter em cima da mesa, a compor de forma bastante elegante.

Vamos precisar apenas de:

  • Aprox 1 kg de camarão;
  • Sal grosso
  • Malagueta;
  • Pimentão doce em pó;
  • 2 folhas de louro;
  • Água q.b.;
  • Laranja.

- Num tacho com água abundante coloque uma malagueta rasgada ao meio (se não gostar do camarão muito picante, pode substituir por piri-piri mais fraco), pimentão doce a gosto (uso mais para dar cor e equilibrar o sabor) e cerca de duas mãos-cheias de sal e o louro.
- Sei que devem de estar a pensar que é um exagero, mas o caldo deve ficar bastante salgado e picante. Acreditem que no fim o camarão não fica assim!
- Quando levantar fervura (se achar que o caldo tem pouca cor, pode adicionar mais pimentão doce), adicione o camarão mesmo que ainda congelado e deixe cozer por 5-10 minutos, até terem uma cor avermelhada bastante intensa.
- Escorra o camarão e coloque-os imediatamente em água com gelo! É importante arrefecer os camarões muito depressa pois assim ficam com aquela consistência rija que lhes é características.
- Deixe-os de molho cerca de 10 minutos, escorra-os e disponha-os numa travessa ou sobre alface, podendo enfeitar com rodelas de laranja.


Não é de todo difícil! E mesmo que numa primeira tentativa não acerte totalmente no tempero, é algo que se vai melhorando de vez para vez.

Boas Aventuras e vão dando novidades de receitas que queiram ver por aqui e sugestões!



Sem comentários:

Enviar um comentário